sábado, 5 de junho de 2010

Glossário



Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto, ou serviçoa qualquer, seja para uso ou consumo.

Custo - Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Despesa - Compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas. As despesas são itens que reduzem o lucro e que tem essa característica de representar sacrifício no processo de obtenção de receitas.

Investimentos - Compreende geralmente os gastos com aquisição de bens de uso da empresa (ativos), ou ainda, aumento de sua vida útil.

Desembolso - Pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços, podendo ocorrer antes, durante ou após a ocorrência do fato.

Perda - Bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária. Não deve ser confundida com despesa e nem com custo, exatamente pela sua caracterização de anormalidade e involuntariedade. São itens que vão diretamente à conta de resultado.

Mão-de-obra Direta - Custos de mão-de-obra de produção que podem ser facilmente vinculados a unidades produzidas individuais.

Mão-de-obra Indireta - Custos de mão-de-obra de pessoal de limpeza, supervisores, transportadores de materiais e outros trabalhadores de uma fábrica, e que não podem ser associados diretamente com produtos específicos de maneira conveniente.

Custos Diretos - São aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço, ou seja, são percebidos com clareza em cada produto ou serviço.

Custos Indiretos - São aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço. São todos os custos de produção, exceto os materiais diretos e mão-de-obra direta.

Custos Variáveis - São aqueles que estão diretamente relacionados com o volume de produção ou venda. Em termos de custos totais, quanto maior for o volume de produção, maiores serão os custos totais, quanto maior for o volume de produção, maiores serão os custos totais. Em termos unitários, os custos permanecem constantes.

Custos Fixos - São aqueles que independem do volume de produção ou venda. Representam a capacidade que a empresa possui para produzir e vender bens ou serviços. Em termos de custos unitários, quanto maior for o volume de produção ou venda, menores serão os custos por unidade. Em termos de custos totais, independem das quantidades produzidas ou vendidas.

Custo Incremental - Aumento de custo de uma altenativa para outra.

Custo Padrão - São custos pré-determinados, calculados com base nos parâmetros operacionais, aplicados sobretudo, quando os parâmetros ou indicadores físicos estão perfeitamente definidos, e quando os custos mantém uma relação íntima com a variabilidade daqueles atos quantitativos. Serve como meio de comparação, para se ter uma idéia de quanto se evolui ou não, em relação à períodos de anteriores.

Custos Históricos - São aqueles registrados contabilmente e sobre eles não há qualquer reajuste monetário. São custos realmente incorridos. Em outras palavras, são os custos objetivos, por que não sofrem nenhuma influencia de julgamento subjetivos.

Custos de Oportunidade - É o valor do benefício que se deixa de ganhar, quando no prodesso decisório se toma um caminho em detrimento de outro, ou seja, os benefícios da alternativa rejeitada serão o custo de oportunidade da alternativa selecionada.

Custos Primários - É a soma da mão de obra direta e material direto utilizados no processo de produção. Podemos supor que tanto a mão-de-obra direta quanto o material direto, foram os dois primeiros itens de produção a serem identificados e contabilizados. É do interesse da administração da empresa controlar estes dois itens de custo, por serem mais relevantes e por serem significativos itens do custo total de produção.

Custo de Tranformação - É o custo de transformação do material em produto. É a soma de mão de obra indireta e custos indirentos de fabricação.

Custos Estimados - São pré-determinados e se destinam a resolver certos problemas de controle e planejamento. São computados na base das informações disponíveis anteriormente, à produção e à compra. Quando a empresa deseja realizar alguma operação e quer prever sua rentabilidade ou a relação custo-benefício, solicita ao contador de custos a estimação dos custos relacionados.

Custos Rateados - São sempre custos indiretos, pois o rateio é realizado mediante o emprego de critérios e taxas, que resultam na divisão proprcional de um montante global.

Custos Semi Variáveis - São aqueles que possuem uma parcela fixa e uma variável.

Custos Evitáveis e Não Evitáveis - Os evitáveis são eliminados ao se deixar de realizar uma determinada atividade. Os não evitáveis aparecerão em qualquer circunstância.

Ponto de Equilíbrio - É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio (PE), a empresa não terá lucro nem prejuízo.

Benchmarking - Estudo de organizações que se encontram entre as melhores do mundo na ralização de uma determinada tarefa.

Feedback - Relatórios contábeis e de outros tipos que ajudam os administradores a monitorar desempenho e focalizar sua atenção em problemas e/ou oportunidades que poderiam passar despercebidos.

Gestão da Qualidade Total (TQM) - Enfoque de melhoria contínua que põe seu foco no cliente e usa equipes de operários de linha de frente para identificar e resolver problemas de maneira sistemática.

Just-In-Time (JIT) - Sistema de controle de produção e estoques no qual as matérias-primas são adquiridas e as unidades são produzidas somente na medida do necessário para atender à demanda efetiva dos clientes.

Matéria-prima - Materiais Utilizados para fabricar um produto.


BOSSI,alexandre, Apropriação e análise de custos.
GARRISON, NOREEN, BREWER, contabilidade gerencial,p.22, LTC, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário